O ano mais revolucionário na minha vida profissional aconteceu em 2019. Comecei uma consultoria em Marketing Digital e iniciei um estudo sobre o novo mercado. Ainda era muito leiga no assunto, mas olhando para trás, vejo que, a partir daquele momento,  meu MINDSET já começava a mudar.

No primeiro curso, pude entender como o mercado estava funcionando no meio digital. Aprendi que para um profissional se destacar nos dias de hoje, ele precisa estar conectado às pessoas. Ou seja, precisava estar presente nas diversas plataformas digitais, entregando conteúdo. Anotado.

Ao final desse período, percebi que, no fundo, sempre gostei de marketing. Algo totalmente intuitivo, mas o estudo na área me atraía. Meu desafio era construir uma carreira nas redes sociais, assim como já havia construído tão bem fora dela. Entretanto, o mundo virtual é totalmente diferente, e nos obriga a pensar em três principais pontos: Nossa Imagem, Nosso Público-alvo e Nossa Comunicação.

Nossa Imagem: Quem é você? Do que gosta de fazer e de ensinar? Quais suas qualidades? Você tem dificuldades na hora de gravar um storie? Por quê? E o que você vai vender?
O autoconhecimento é a base para construirmos nossa imagem. É importante nos conhecermos bem antes de nos mostrar ao mundo, afinal, a credibilidade é muito cobrada pelo público. Além disso, sem uma meta de venda concreta, o resultado é comprometido.

Nosso público: Pra quem você vai falar? Quem tem interesse no seu conteúdo? Existe alguma característica marcante desse perfil? O que eles gostam de fazer? Qual a faixa etária?
Começar qualquer projeto sem conhecer para quem você vai oferecê-lo é um erro fatal. Conheça bem seu público, assim você poderá atingi-lo de forma mais direta e atrativa.

Nossa comunicação: A forma como vamos passar nosso conteúdo é muito importante. Uma vez conhecendo o público e suas características, você começa a entender onde ele se encontra no meio digital.
Um público jovem ama assistir stories. Já os mais velhos, ainda usam muito o Facebook. Cada público requer uma comunicação diferente, cabe a você entender qual é a do seu.

Está mais do que claro que me empolguei no assunto. Decidi começar a estudar mais sobre branding, gestão de marca, copy, lead, conteúdos. Que eu queria vender, eu já sabia. O que precisava pensar era em como fazer isso de uma maneira mais atual, sem o “faça seu orçamento agora!” de sempre. Foram noites com a cabeça borbulhando! Era hora de tirar tudo do papel.

Iniciei um MBA em Gestão de Negócios na Faculdade Dom Cabral. Voltar para a sala de aula foi uma experiência muito boa. Sentia que precisava muito aprender para entregar o meu melhor. Durante as aulas e as atividades, percebi que possuía não somente um público. E agora? Teria que focar apenas em um? Só um seria capaz de me trazer a venda que tanto queria? Descobri que não. Bastava organização e planejamento.

Generalizei minha audiência em 3 grupos:
• Estudantes que não possuem contato com a área de gestão durante a faculdade
• Pessoas que gostam de acompanhar o passo a passo de obra
• E muitos que possuíam interesse conteúdos mais simples.

Todos esses são capazes de me fazer vender. O que muda, é a forma.
Quando um estudante de arquitetura vai indicar alguém para um primo, lembrará daquele que mais lhe ensina e aparece nas redes sociais. Acompanhar o passo a passo de uma obra pode mostrar para quem vai reformar a importância de contar com um profissional do lado. Por fim, quem gosta de acompanhar e admira o trabalho, também terá seu nome na “ponta da língua”, na hora da indicação.

Ou seja, eu precisava vender a MINHA IMAGEM. E fazer de tudo para ser a minha melhor versão e entregar o  meu melhor.

“Tornar-se é melhor do que ser” Carol Dweck

Por fim, decidi como iria atingir os público e comecei o Oba! Obra, meu blog e outros projetos, afim de me fazer presente no meio digital. Os desafio são diversos e em alguns momentos, tenho saudade do tempo que era apenas uma estudante numa sala de aula, não de MBA, mas de escola. Brincadeiras a parte, a vida tem me ensinado de que nenhum resultado vem sem esforço e eu estou disposta a conseguí-los mesmo assim!

Não sei em qual público você se encaixa, mas espero que você tenha gostado de tudo que já publiquei e lancei por aqui! E por último, independente de qual seja sua área: entregue sempre seu melhor!